Estudo do Citizen sobre aumento no valor de produtos durante a pandemia é citado no portal de notícias O Globo

No dia 02/08, o portal “O Globo” fez uma matéria sobre o aumento do preço do arroz e contou com dados do último estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação para chegar ao valor da inflação.

“O produto com maior variação de preço foi um dos essenciais na cesta básica do brasileiro, o arroz, que teve um índice de aumento de 122,97%.

Outros produtos que apresentaram diferença significativa foram a carne bovina, com 71,94%, a farinha de mandioca, com 67,16%, a esponja de aço, com 64,91%, a calça jeans, com 62,91%, o etanol (álcool combustível), com 55,39%, e o açúcar, com 53,18%.

“Estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) mostra com números como a população sofreu com o aumento de preços de produtos na pandemia, especialmente alimentos. O levantamento analisou 40 itens e mostrou que a variação média de preços foi de 29,04%. O estudo foi feito com base nos valores entre março de 2020 e março de 2021. Neste período, o acumulado da inflação foi de 6,02%”.

Outros produtos que apresentaram diferença significativa foram a carne bovina, com 71,94%, a farinha de mandioca, com 67,16%, a esponja de aço, com 64,91%, a calça jeans, com 62,91%, o etanol (álcool combustível), com 55,39%, e o açúcar, com 53,18%.

– O aumento real dos preços está muito acima da inflação oficial. É uma grande diferença que gera muito impacto para a população, ainda mais neste momento de instabilidade, criado pela pandemia. Se considerarmos a média dos 40 produtos analisados no estudo, alguns itens ficam são quase 23% de diferença, mas alguns itens ficam bem acima dos 50%. Apenas quatro produtos ficaram com a variação de preço menor que o IPCA do período: areia em pacote de 20 kg, remédio para azia, cueca e o jogo de tabuleiro Perfil 6 – explicou o presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike.”

Baixe o estudo gratuitamente, através do link:

Quer estar sempre atualizado sobre estudos e conteúdos relevantes para Instituições, entidades e organizações? 

Siga o IBPT nas redes sociais:

👉Facebook: https://www.facebook.com/IBPTOFICIAL

👉Instagram: https://www.instagram.com/ibpt.oficial

👉Linkedin:https://www.linkedin.com/company/ibpt/

Quando se trata de qualidade e excelência em estudos e pesquisas para entidades e organizações, o IBPT é referência no mercado.

Nossos estudos oferecem inúmeros benefícios às organizações, tais como:

Identificação de gaps deixados por concorrentes, melhor entendimento de mercado, embasamentos para tomadas de decisões e agilidade para realizar mudanças.

Se você tem interesse em saber mais sobre esses e outros serviços, ficaremos muito felizes em ajudá-lo! Entre em contato conosco:

Email: contato@ibpt.org.br   Telefone: 41 2117-7300

#ibpt #atualidadesjuridicas #retrospectotributário #organizações #business #noíticastributárias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

Posts Recentes

Siga-nos

No Youtube

Fique por dentro do IBPT

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades.




    yes

    Close Bitnami banner
    Bitnami