Pagamentos indevidos acontecem com frequência: pagar em duplicidade e pagar valores maiores que os devidos são erros mais comuns cometidos pelas empresas. Por isso, a recuperação tributária é um direito de toda empresa.
A recente mudança nas faixas de isenção do Imposto de Renda anunciadas pelo governo é mais um exemplo da prática recorrente de sobe e desce nas alíquotas de impostos no Brasil. Nesta complexa legislação tributária, estima-se que 95% das empresas pagam impostos indevidamente, ou seja, pagam mais do que o devido. É o que aponta o estudo do IBPT, que também indica que as empresas brasileiras gastam cerca de R$ 181 bilhões por ano apenas para acompanhar as mudanças nas leis tributárias do país.
Segundo dados do IBPT, cada empresa brasileira precisa seguir, em média, 4.626 normas tributárias, que abrigam 51.945 artigos com 121.033 parágrafos. Pagamentos indevidos acontecem com frequência: pagar em duplicidade e pagar valores maiores que os devidos são erros mais comuns cometidos pelas empresas. Por isso, a recuperação tributária é um direito de toda empresa.