IPVA 2022: alta nos preços dos carros novos e usados elevam imposto

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Segundo matéria publicada no Jornal O Globo, os Estados devem arrecadar R$ 65 Bilhões com o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores devido à alta nos preços dos carros novos e usados no país.  

Os motoristas certamente levaram um susto ao consultar o valor do IPVA nos sites das secretarias de fazenda. Para driblar uma possível inadimplência dos contribuintes, alguns Estados estão oferecendo descontos inéditos e parcelamento em mais vezes. É o caso do Estado de São Paulo que vai aplicar desconto de 9% no imposto de carros usados e 3% em carros novos com pagamento em cota única. A porcentagem atual foi triplicada pelo governo paulista, além do parcelamento que saltou de três para cinco vezes. 
Em tempos normais no Brasil, os valores venais dos veículos caem de um ano para outro – e o mesmo acontece com o IPVA. Este ano, no entanto, foi diferente: a inflação e o câmbio em alta, além da falta de componentes eletrônicos provocaram um aumento fora do comum no preço dos veículos novos e até à falta de alguns modelos. Com isso, cresceu a procura por veículos usados, que também ficaram mais caros, indo na contramão do que acontece há mais de 20 anos no país. Em 2021, o valor venal dos veículos subiu 22,54% em média, segundo a pesquisa anual feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para a Secretaria de Fazenda e Planejamento.      

Apesar do abatimento no imposto em pagamentos à vista, acredita-se que deve haver aumento de parcelamentos, porque os motoristas estão com orçamento comprimido também pelo alto custo com combustíveis e corrosão da renda pela inflação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

Posts Recentes

Siga-nos

No Youtube

Fique por dentro do IBPT

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades.




    yes

    Close Bitnami banner
    Bitnami