Soluções Tributárias | Soluções de Mercado

Notícia

Publicado em 13/04/2017

Consumidores pagam mais de 54% em tributos nos produtos da Páscoa, segundo levantamento do IBPT .

O feriado de páscoa se aproxima e o aumento pela procura de produtos tipicamente adquiridos nesta época do ano pesam na mesa do consumidor, devido as altas taxas tributárias embutidas nesses itens.

Fonte: Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação

Consumidores pagam mais de 54% em tributos nos produtos da Páscoa, segundo levantamento do IBPT .

O feriado de páscoa se aproxima e o aumento pela procura de produtos tipicamente adquiridos nesta época do ano pesam na mesa do consumidor, devido as altas taxas tributárias embutidas nesses itens. As maiores alíquotas aparecem nos vinhos, que têm 54,73% de tributos, seguidos do bacalhau, com 43,78%, e da colomba pascal, com 38,68%, segundo o estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação- IBPT.

 

Os consumidores que pretendem presentear amigos e familiares, com um dos itens mais procurados, o ovo de Páscoa, devem se preparar, visto que o produto pode amargar o feriado, pois 38,53% do seu valor já tem destino certo, os cofres públicos.  Mesmo quem pretende economizar, não existe escapatória: se a opção for comprar uma caixa de bombons, a carga tributária é de 37,61%; no caso do chocolate em barra, os encargos são de 38,60%. 

O Leão está faminto e também se sentará à mesa do almoço de Páscoa para abocanhar 32,31% em tributos, se a família se reunir para comemorar a data em um restaurante.

Portanto, o IBPT continua orientando os contribuintes a pesquisarem os preços, para economizar e minimizar um pouco os tributos que pesam no seu bolso. “Infelizmente, o peso excessivo dos tributos sobre o consumo ainda é um fator que impede que os brasileiros de todas as faixas econômicas consumam mais nas festas tradicionais e no dia a dia” afirma o presidente do IBPT, João Eloi Olenike. 


Carga tributária dos produtos consumidos na Páscoa

PRODUTOS

TRIBUTOS %

Almoço em restaurante

32,31%

Bacalhau importado

43,78%

Bombons

37,61%

Buffet (JANTAR) - Restaurante

32,31%

Cartão de Páscoa

37,48%

Chocolate

39,61%

Coelho de Pelúcia

29,92%

Colomba pascal Chocolate

38,68%

Ovo de Páscoa

38,53%

Papel Celofane

34,48%

Vinho

54,73%