Soluções Tributárias | Soluções de Mercado

Notícia

Publicado em 13/12/2017

IBPT completa 25 anos de conscientização e orientação tributária aos brasileiros

Fundado no dia 12 de dezembro de 1992.

Fonte: De León

IBPT completa 25 anos de conscientização e orientação tributária aos brasileiros

Ao bater a marca dos 25 anos de atuação, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação- IBPT, fundado no dia 12 de dezembro de 1992, consagra-se como uma das principais Entidades promotoras de conscientização tributária à população brasileira, sendo responsável por expor os danos da enorme carga tributária incidente sobre produtos e serviços, e revelar a falta de retorno à sociedade em termos de serviços públicos eficientes e de qualidade, decorrente da corrupção e má utilização dos recursos públicos.

 

Ao longo destas duas décadas e meia de existência, vários estudos foram elaborados e divulgados, entre eles, uma das pesquisas mais conhecidas e esperadas pela população, o levantamento sobre a “Carga Tributária/PIB x IDH – Cálculo do Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade – IRBES” comprovando que o Brasil é um dos países que mais recolhe tributos no mundo, e proporciona péssimo retorno em serviços para os brasileiros. Em sua trajetória, o Instituto participou de diversas ações e apoiou, ao lado de importantes Entidades da sociedade civil, movimentos que resultaram em diminuição de tributos, tais como: o fim da CPMF e a derrubada da MP 232, que promoveria aumento de tributos aos prestadores de serviços. Também é o criador do Impostômetro, em parceria com a Associação Comercial de São Paulo, ferramenta que mede segundo a segundo o volume de tributos arrecadados nas três esferas de Poder.


Como resultado destes 25 anos de pesquisas, com metodologia inovadora e aberta à sociedade, o IBPT constituiu o maior BigData privado de informações tributárias do País, o que lhe permite cruzar dados, gerar inteligência e traduzir à sociedade uma realidade na qual as informações tributárias, quando trabalhadas estrategicamente, podem abrir imensas possibilidades de negócios. Daí surgiu o Empresômetro e outras ferramentas e soluções empresariais de inteligência tributária.


Este vasto conhecimento permitiu à Entidade ampliar suas ações, focando em três áreas estratégicas: institucional, no qual se incluem as ferramentas e soluções desenvolvidas para promover conscientização à sociedade; acadêmica, por meio da realização de cursos, seminários, palestras, congressos e eventos; e empresarial, no desenvolvimento de estudos e pareceres setoriais.

 

Com esse enfoque, o Instituto criou o IBPT Educação, cujo propósito é oferecer cursos e treinamentos, presenciais e à distância para os profissionais que atuam nas áreas de governança e compliance, a fim de tornar a educação tributária acessível a todos. 

Resguardando sempre os seus princípios de bem informar, o IBPT realizou a BI & TAXATHON - 1ª Maratona de Tributação & Inteligência de Negócios- MTIN, em Curitiba, no período de 27 a 29 de outubro, promovendo três dias de imersão nas áreas tributária, contábil, fiscal, de tecnologia da informação, administração, marketing, inteligência de mercado e gestão empresarial, incentivando o aprendizado, o diálogo e o conhecimento aos atuantes na área tributária.


Gilberto Luiz do Amaral, fundador do Instituto e atualmente presidente do Conselho Superior e coordenador de Estudos do IBPT, defende que é impossível haver evolução social e negócios bem sucedidos sem informação. “A sociedade atual, e a do futuro, está baseada na transformação dos dados em informações e integração para o conhecimento, o que afeta as políticas públicas, privadas, nacionais e internacionais. E o IBPT se renova a cada dia para atender às necessidades de informação dos cidadãos e oferecer oportunidades para os empresários gerarem inteligência nos negócios, especialmente a partir de dados fiscais”.

 

Por sua vez,  o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação- IBPT, João Eloi Olenike, reforça que nestes 25 anos, o Instituto contribuiu para mudar a mentalidade do cidadão brasileiro sobre o pagamento dos impostos; transformou dados tributários em inteligência de negócios; além de apresentar diversos estudos para auxiliar e alertar o contribuinte sobre a arrecadação e os gastos públicos, munindo a população de informações, a fim de ter embasamento para cobrar um retorno mais adequado dos serviços pela quantidade de impostos que se paga.


O IBPT está presente nas cidades de Curitiba, São Paulo e Vitória, e se consolidou como umas das instituições de maior credibilidade no cenário nacional. No próximo ano, muitos lançamentos estão por vir, aguardem as novidades do IBPT!