Por que é importante conhecer a lógica do sistema tributário brasileiro?

O Brasil é conhecido mundo afora pelo seu sistema tributário regressivo e complexo, com uma legislação extensa e burocrática.

Mas onde isso começou, e o que isso nos diz nos dias de hoje?

Esse é o tema do blog do IBPT dessa semana.

A burocracia brasileira é um legado da coroa portuguesa, durante o Período Colonial, mas o tempo passou e um grupo de interesses percebeu que taxas e impostos fazem parte de um sistema lucrativo para o governo, cartórios, despachantes e entre outros.

Mas como é o Sistema burocrático no Brasil?

Um dos temas recorrentes, relacionados com a burocracia, é que no Brasil, você precisa provar constantemente que você é quem, e essa “desconfiança” significa ter de gastar tempo e dinheiro provando sua identidade através de documentos, assinaturas autenticadas e muito mais.

Esse é só um dos casos em que uma pessoa física acaba passando onde regras e regulamentos ditam a burocracia no país, e de fato acontece com todo mundo, mas se formos analisar essa situação com as empresas, o caminho não é muito diferente.

O imposto de renda, por exemplo, é o principal tributo que incide sobre a renda no Brasil 

Este imposto, criado em 1922,que é de competência da União, tem como fato gerador a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de renda ou proventos de qualquer natureza.

O estado arrecada tributo sobre renda, patrimônio e consumo, e na época em que foi criado, até com mesmo com base em outros modelos de imposto de renda, o Brasil começou a tributar renda, mas não pensando em uma arrecadação elevada, mas sim em criar um modelo que pudesse fornecer mais dinheiro aos cofres públicos.

E qual a lógica da tributação e porque ela é regressiva?

Na sistemática do tributo regressivo, quem ganha mais paga menos e quem ganha menos, paga mais, e isso se prova no imposto de renda pela questão das alíquotas.

Em um exemplo concreto, uma pessoa que ganha um milhão por mês vai estar sujeita à mesma alíquota de incidência que uma pessoa que ganha 10 mil reais por mês.

Essa regressividade faz com que quem ganhe menos tenha um custo de imposto de renda maior que sua renda, do que aqueles que ganham mais.

Quando se trata de qualidade e excelência em estudos e pesquisas para entidades e organizações, o IBPT é referência no mercado.

Nossos estudos oferecem inúmeros benefícios às organizações, tais como:

Identificação de gaps deixados por concorrentes, melhor entendimento de mercado, embasamentos para tomadas de decisões e agilidade para realizar mudanças.

Quer se tornar líder de mercado? Conheça os serviços que o IBPT tem a oferecer:
👉 https://ibpt.com.br/servicos/

Quer estar sempre atualizado sobre estudos e conteúdos relevantes para Instituições, entidades e organizações? 

Siga o IBPT nas redes sociais:

👉Facebook: https://www.facebook.com/IBPTOFICIAL

👉Instagram: https://www.instagram.com/ibpt.oficial

👉Linkedin:https://www.linkedin.com/company/ibpt/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

Posts Recentes

Siga-nos

No Youtube

Fique por dentro do IBPT

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades.




    yes

    Enviar uma mensagem
    Posso ajudar?
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Close Bitnami banner
    Bitnami