Rio-pretenses já pagaram R$ 229 milhões em impostos em 2022

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Em matéria produzida pelo site Diário da Região, O presidente executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), João Eloi Olenike, destaca que, nos últimos dois anos, a carga tributária – a relação entre os impostos federais, estaduais e municipais e o Produto Interno Bruto (PIB) – tem tido uma redução percentual. “Não porque o governo esteja reduzindo a tributação, mas porque tem menos dinheiro circulando na economia”. E a razão está ligada também à crise financeira consequência da pandemia de coronavírus.

Para este ano, cuja previsão de crescimento do PIB é de 5%, segundo Olenike, a expectativa é de um patamar alto na carga tributária em relação aos últimos anos. (colaborou Felipe Nunes)

Consumo tributado

No Brasil, segundo o presidente executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), João Eloi Olenike, quase 70% da tributação está ligada ao consumo. ICMS, IPI, PIS, Cofins incidem sobre o preço final dos produtos. “Trata-se de uma grande injustiça porque quem pode menos está pagando mais. O ideal seria uma cobrança de impostos menor para quem ganha menos”.

 

Confira a matéria completa no link: https://www.diariodaregiao.com.br/economia/riopretoeregiao/rio-pretenses-ja-pagaram-r-229-milh-es-em-impostos-em-2022-1.966427 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

Posts Recentes

Siga-nos

No Youtube

Fique por dentro do IBPT

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades.




    yes

    Close Bitnami banner
    Bitnami