Será que a redução nos impostos do combustível trará diferenças no bolso da população?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

O Governo Federal está estudando formas de mudar a cobrança do ICMS sobre combustíveis, como tentativa de aplacar o aumento no valor do diesel.

A aposta do projeto do governo seria a maneira para determinar a cobrança do ICMS. Poderia ser um valor fixo sobre o litro do combustível, e não uma média nas bombas, como é hoje, ou um percentual cobrado diretamente nas refinarias, e não nos postos, segundo o presidente.

Mas o preço cairia, caso ocorra a alteração na alíquota do ICMS?

Para o Dr.Gilberto Luiz do Amaral, sócio fundador da Amaral, Yazbek e presidente do Conselho Superior do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), a redução no ICMS poderia diminuir o preço para o consumidor final. 

“Uma redução do ICMS pode impactar desde que seja uma redução de alíquotas, e não na forma de cálculo, conforme proposto pelo presidente Bolsonaro”

Outro ponto importante é se o corte dos tributos impactam positivamente para os consumidores.

Segundo o Dr. Gilberto Luiz do Amaral, o preço do combustível já é praticamente todo formado antes de chegar aos postos, quando sai da refinaria e passa pela distribuidora. Com isso, postos tendem a repassar uma eventual diminuição de impostos ao consumidor.

 “O posto é o elo mais fraco da cadeia. A margem [de lucro] é pequena, e ele tem a competição. O consumidor fica comparando o preço. O posto não tem a liberdade de adicionar uma margem muito grande. A competição é muito acirrada”, afirma.

Fonte: UOL Economia

No blog do IBPT você pode ler notícias, matérias e muito mais!

Acesse pelo site:

👉https://ibpt.com.br/blog/

Quer estar sempre atualizado sobre estudos e conteúdos relevantes para Instituições, entidades e organizações? 

Siga o IBPT nas redes sociais:

👉Facebook: www.facebook.com/IBPTOFICIAL

👉Instagram: https://www.instagram.com/ibpt.oficial

👉Linkedin:www.linkedin.com/https://www.linkedin.com/company/ibpt/

O IBPT é sinônimo de qualidade e excelência na elaboração de estudos e pesquisas sobre temas tributários e de mercado e na prestação de serviços a entidades e empresas.

Um estudo setorial oferece inúmeros benefícios às organizações, como: Agilidade para realizar mudanças, identificação de gaps deixados pelos concorrentes, previsibilidade de crescimento, melhor entendimento do mercado e embasamento para tomada de decisão.

Se você tem interesse em saber mais sobre esses e outros serviços, ficaremos muito felizes em ajudá-lo! Entre em contato conosco:

Email: contato@ibpt.org.br   Telefone: 41 2117-7300

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

Posts Recentes

Siga-nos

No Youtube

Fique por dentro do IBPT

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades.




    yes
    Close Bitnami banner
    Bitnami