||| Linha do tempo - conheça nossa história

1992
Início do IBPT.
Em 12 de dezembro de 1992, João Eloi Olenike e Gilberto Luiz do Amaral fundaram o IBPT. Com o objetivo de unir tributaristas para difundir o Planejamento Tributário pelo país. O IBPT, ao longo do tempo, passou a estudar o próprio Sistema Tributário Nacional e seus reflexos na economia.
1992
1999 a 2003
Congressos de planejamento tributário
O IBPT promoveu o evento que abordava conceitos inovadores de planejamento tributário. O evento teve 5 edições.
1999 a 2003
2004
Fundação do IGTAX
Gilberto Luiz do Amaral e Antonio Carlos Rodrigues do Amaral fundaram o IGTAX - Instituto de Governança Tributária, seu objetivo era disseminar a importância para as grandes corporações de manterem um programa de transparência, controle e mitigação de riscos nas operações tributárias. 
2004
2005
O início do Impostômetro
Lorem ipsum dolor sit amet, mea ei viderer probatus consequuntur, sonet vocibus lobortis has ad. Eos erant indoctum an, dictas invidunt est ex, et sea consulatu torquatos. Nostro aperiam petentium eu nam, mel debet urbanitas ad, idque complectitur eu quo. An sea autem dolore dolores.
2005
2006
Estudos tributários
Pesquisadores do IBPT desenvolvem estudos, como o Dias Trabalhados para Pagar Tributos, o Quantidade de Normas Tributárias editadas após a Constituição Federal, Governança Tributária nas empresas listadas na bolsa e tantos outros.
2006
2010
Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte – Através de estudo do IBPT
25 de maio, o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte. A data foi instituída pela Lei nº 13.325, de 15 de setembro de 2010, e diz, em seu artigo 1º, que seu objetivo é mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a conscientização e a reflexão dobre a importância do respeito ao contribuinte. A data foi escolhida a partir de um estudo do IBPT, que mostra que o brasileiro trabalha 175 dias para pagar impostos, ou seja, do dia 1 de janeiro ao dia 25 de maio.
2010
2011
Criação do braço de responsabilidade social IAS
Em 2011 surgiu o Instituto Amiga dos Sonhos, o braço de responsabilidade social do IBPT. O IAS surgiu com o propósito de realizar sonhos de mulheres em condição de vulnerabilidade na região metropolitana de Curitiba. E esse projeto foi abraçado e é liderado pela Jussara Amaral. Ao lado dela, uma rede de mulheres voluntárias disponibilizam tempo e recursos para auxiliar na realização desses sonhos.
2011
2012
Lançamento da Revista Governança Tributária
Lançamos a revista Governança Tributária com artigos de atualidade da área. A primeira edição foi comemorativa aos 19 anos do IBPT.
2012
2012
I Congresso Brasileiro de Governança Tributária
Promovidos pela primeira vez, dentro do IBPT, os Congressos Brasileiros de Governança Tributária e os Seminários de Governança Tributária.
2012
2013
Imposto na Nota – Lei idealizada em estudo do IBPT entra em vigor
No intuito de mostrar ao consumidor o valor de impostos incidentes sobre compras de mercadorias e serviços, criou-se, em 8 de dezembro de 2012, a Lei nº 12.741/12 – mais conhecida como Lei do Imposto na Nota. O IBPT catalogou os produtos à venda em cada uma das redes e fez um cálculo aproximado da soma dos impostos embutidos. Como referência, o IBPT usou a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), um código adotado pelo governo para identificar a natureza das mercadorias.
2013
2013
II Congresso Brasileiro de Governança Tributária
Evento promovido pelo IBPT. Congressos Brasileiros de Governança Tributária e os Seminários de Governança Tributária.
2013
2014
Criação do MBA em Governança Tributária
Com uma metodologia multidisciplinar inédita, Letícia Amaral, Isabel Vieira e Mayara Lobo fizeram a coordenação e operacionalização.
2014
2014
III Congresso Brasileiro de Governança Tributária
Evento promovido pelo IBPT. Congressos Brasileiros de Governança Tributária e os Seminários de Governança Tributária.
2014
2015
IV Congresso Brasileiro de Governança Tributária
Evento promovido pelo IBPT. Congressos Brasileiros de Governança Tributária e os Seminários de Governança Tributária.
2015
2017
A criação do Empresômetro – A primeira Spin-Off do IBPT
Em 2011, foi adquirido duas empresas de tecnologia. Com isso, o time da TI cresceu e em 2017 houve a criação da primeira spin-off do IBPT, o Empresômetro. Que nasceu de um estudo do IBPT sobre todas as empresas do Brasil e se transformou em uma nova empresa de tecnologia voltada à Inteligência de negócios com base em dados públicos. 
2017
2017
MBA como curso à distância
O MBA foi reformulado em 2017 para a modalidade de ensino à distância.
2017
2017
Aconteceu a BI&TAXATHON: 1ª Matarona de Tributação e Inteligência de Negócios
Em uma quinta-feira, em meados de maio de 2017, Gilberto Amaral manda em um grupo do WhatsApp para os sócios: “pessoal, estou lançando um enigma para a equipe jurídica desvendar qual vai ser o nosso principal desafio de 2017”. O desafio foi lançado para a equipe jurídica e resultou no surgimento do Direito da Inteligência de Negócios (Business Intelligence Law), uma nova forma de prestarmos serviços jurídicos, com foco no entendimento do negócio do cliente e na extração e análise de dados públicos para levar soluções jurídicas estratégicas. O mesmo desafio foi lançado para o time da TI e para todos do Empresômetro. Resultado: montamos a BI & TAXATHON: 1a. Maratona de Tributação e Inteligência de Negócios.
2017
2017
Projeto C1D - Contrate um Desempreg@
O #Contrate1Desempregad@ é um movimento que atua para reduzir os índices de desemprego no Brasil. Temos o olhar no ser humano e acreditamos que os desempregad@s não são descartáveis. Nossas ações visam sensibilizar a sociedade de que o DESEMPREGO É UM PROBLEMA DE TODOS e não somente daqueles que vivem esta dramática situação. Buscamos empresas parceiras e solidárias que disponibilizem oportunidades de recolocação profissional no mercado de trabalho para nossos talentosos, qualificados e comprometidos desempregad@s. A ação é social, gratuita, voluntária, apartidária e sem fins lucrativos. Vedamos que seja solicitado dinheiro, patrocínio ou qualquer vantagem em nome da campanha por pessoa, empresa, entidade, colaborador ou apoiador.
2017
2018
Lançamento do braço educacional – IBPT Educação – A segunda Spin-Off
01/03/2018, nasceu o IBPT Educação, spin-off corporativa do IBPT que promove a educação tributária por meio de cursos online, eventos presenciais e de transmissão ao vivo, que estão acessíveis 24 horas por dia e podem ser acessados de qualquer lugar. Dentre seus cursos, se destaca o curso Formação de Tributarista que já existia há mais de 2 décadas e já formou mais de 5.000 alunos. Seu objetivo é formar profissionais na área tributária com o selo de qualidade da marca IBPT.
2018
2019
2019 – Lançamento do Citizen
Em 2019 um novo projeto foi colocado em operação: o aplicativo Citizen - cidadão contribuinte. Projeto tecnológico inovador que permite a todas as pessoas - de forma gratuita - fazer seus planejamentos financeiros com base no cadastro de notas fiscais eletrônicas via QR-code ou leitor de código de barras. 
2019
2019
MBA em parceria com a Universidade Positivo
E em 2019 foi lançado em parceria com a Universidade Positivo, através do IBPT Educação.
2019
2020
Lançamento do IBPT Partners
Projeto onde os alunos do IBPT Educação, através do curso MASTER EM TRIBUTAÇÃO e tributaristas possam integrar a nossa equipe. Assim, lançando a franquia IBPT, para termos ainda mais representantes pelo Brasil, consolidando e formatando a metodologia IBPT.
2020
Close Bitnami banner
Bitnami