||| Linha do tempo - conheça nossa história

1992
Início do IBPT.
Em 12 de dezembro de 1992, João Eloi Olenike e Gilberto Luiz do Amaral fundaram o IBPT. Com o objetivo de unir tributaristas para difundir o Planejamento Tributário pelo país. O IBPT, ao longo do tempo, passou a estudar o próprio Sistema Tributário Nacional e seus reflexos na economia.
1992
1999 a 2003
Congressos de planejamento tributário
O IBPT promoveu o evento que abordava conceitos inovadores de planejamento tributário. O evento teve 5 edições.
1999 a 2003
2004
Fundação do IGTAX
Gilberto Luiz do Amaral e Antonio Carlos Rodrigues do Amaral fundaram o IGTAX - Instituto de Governança Tributária, seu objetivo era disseminar a importância para as grandes corporações de manterem um programa de transparência, controle e mitigação de riscos nas operações tributárias. 
2004
2005
O início do Impostômetro
Criado em 2005, a ferramenta, que foi feita em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), permite que o internauta acompanhe quanto o país, os estados e os municípios estão arrecadando com tributos e também permite saber quanto você paga de tributos de tudo o que você tem, ganha e consome no seu dia a dia.
2005
2006
Estudos tributários
Pesquisadores do IBPT desenvolvem estudos, como o Dias Trabalhados para Pagar Tributos, o Quantidade de Normas Tributárias editadas após a Constituição Federal, Governança Tributária nas empresas listadas na bolsa e tantos outros.
2006
2010
Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte – Através de estudo do IBPT
25 de maio, o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte. A data foi instituída pela Lei nº 13.325, de 15 de setembro de 2010, e diz, em seu artigo 1º, que seu objetivo é mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a conscientização e a reflexão dobre a importância do respeito ao contribuinte. A data foi escolhida a partir de um estudo do IBPT, que mostra que o brasileiro trabalha 175 dias para pagar impostos, ou seja, do dia 1 de janeiro ao dia 25 de maio.
2010
2011
Criação do braço de responsabilidade social IAS
Em 2011 surgiu o Instituto Amiga dos Sonhos, o braço de responsabilidade social do IBPT. O IAS surgiu com o propósito de realizar sonhos de mulheres em condição de vulnerabilidade na região metropolitana de Curitiba. E esse projeto foi abraçado e é liderado pela Jussara Amaral. Ao lado dela, uma rede de mulheres voluntárias disponibilizam tempo e recursos para auxiliar na realização desses sonhos.
2011
2012
Lançamento da Revista Governança Tributária
Lançamos a revista Governança Tributária com artigos de atualidade da área. A primeira edição foi comemorativa aos 19 anos do IBPT.
2012
2012
I Congresso Brasileiro de Governança Tributária
Promovidos pela primeira vez, dentro do IBPT, os Congressos Brasileiros de Governança Tributária e os Seminários de Governança Tributária.
2012
2013
Imposto na Nota – Lei idealizada em estudo do IBPT entra em vigor
No intuito de mostrar ao consumidor o valor de impostos incidentes sobre compras de mercadorias e serviços, criou-se, em 8 de dezembro de 2012, a Lei nº 12.741/12 – mais conhecida como Lei do Imposto na Nota. O IBPT catalogou os produtos à venda em cada uma das redes e fez um cálculo aproximado da soma dos impostos embutidos. Como referência, o IBPT usou a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), um código adotado pelo governo para identificar a natureza das mercadorias.
2013
2013
II Congresso Brasileiro de Governança Tributária
Evento promovido pelo IBPT. Congressos Brasileiros de Governança Tributária e os Seminários de Governança Tributária.
2013
2014
Criação do MBA em Governança Tributária
Com uma metodologia multidisciplinar inédita, Letícia Amaral, Isabel Vieira e Mayara Lobo fizeram a coordenação e operacionalização.
2014
2014
III Congresso Brasileiro de Governança Tributária
Evento promovido pelo IBPT. Congressos Brasileiros de Governança Tributária e os Seminários de Governança Tributária.
2014
2015
IV Congresso Brasileiro de Governança Tributária
Evento promovido pelo IBPT. Congressos Brasileiros de Governança Tributária e os Seminários de Governança Tributária.
2015
2017
A criação do Empresômetro – A primeira Spin-Off do IBPT
Em 2011, foi adquirido duas empresas de tecnologia. Com isso, o time da TI cresceu e em 2017 houve a criação da primeira spin-off do IBPT, o Empresômetro. Que nasceu de um estudo do IBPT sobre todas as empresas do Brasil e se transformou em uma nova empresa de tecnologia voltada à Inteligência de negócios com base em dados públicos. 
2017
2017
MBA como curso à distância
O MBA foi reformulado em 2017 para a modalidade de ensino à distância.
2017
2017
Aconteceu a BI&TAXATHON: 1ª Matarona de Tributação e Inteligência de Negócios
Em uma quinta-feira, em meados de maio de 2017, Gilberto Amaral manda em um grupo do WhatsApp para os sócios: “pessoal, estou lançando um enigma para a equipe jurídica desvendar qual vai ser o nosso principal desafio de 2017”. O desafio foi lançado para a equipe jurídica e resultou no surgimento do Direito da Inteligência de Negócios (Business Intelligence Law), uma nova forma de prestarmos serviços jurídicos, com foco no entendimento do negócio do cliente e na extração e análise de dados públicos para levar soluções jurídicas estratégicas. O mesmo desafio foi lançado para o time da TI e para todos do Empresômetro. Resultado: montamos a BI & TAXATHON: 1a. Maratona de Tributação e Inteligência de Negócios.
2017
2017
Projeto C1D - Contrate um Desempreg@
O #Contrate1Desempregad@ é um movimento que atua para reduzir os índices de desemprego no Brasil. Temos o olhar no ser humano e acreditamos que os desempregad@s não são descartáveis. Nossas ações visam sensibilizar a sociedade de que o DESEMPREGO É UM PROBLEMA DE TODOS e não somente daqueles que vivem esta dramática situação. Buscamos empresas parceiras e solidárias que disponibilizem oportunidades de recolocação profissional no mercado de trabalho para nossos talentosos, qualificados e comprometidos desempregad@s. A ação é social, gratuita, voluntária, apartidária e sem fins lucrativos. Vedamos que seja solicitado dinheiro, patrocínio ou qualquer vantagem em nome da campanha por pessoa, empresa, entidade, colaborador ou apoiador.
2017
2018
Lançamento do braço educacional – IBPT Educação – A segunda Spin-Off
01/03/2018, nasceu o IBPT Educação, spin-off corporativa do IBPT que promove a educação tributária por meio de cursos online, eventos presenciais e de transmissão ao vivo, que estão acessíveis 24 horas por dia e podem ser acessados de qualquer lugar. Dentre seus cursos, se destaca o curso Formação de Tributarista que já existia há mais de 2 décadas e já formou mais de 5.000 alunos. Seu objetivo é formar profissionais na área tributária com o selo de qualidade da marca IBPT.
2018
2019
2019 – Lançamento do Citizen
Em 2019 um novo projeto foi colocado em operação: o aplicativo Citizen - cidadão contribuinte. Projeto tecnológico inovador que permite a todas as pessoas - de forma gratuita - fazer seus planejamentos financeiros com base no cadastro de notas fiscais eletrônicas via QR-code ou leitor de código de barras. 
2019
2019
MBA em parceria com a Universidade Positivo
E em 2019 foi lançado em parceria com a Universidade Positivo, através do IBPT Educação.
2019
2020
Lançamento do IBPT Partners
Projeto onde os alunos do IBPT Educação, através do curso MASTER EM TRIBUTAÇÃO e tributaristas possam integrar a nossa equipe. Assim, lançando a franquia IBPT, para termos ainda mais representantes pelo Brasil, consolidando e formatando a metodologia IBPT.
2020
Fale pelo WhatsApp
Close Bitnami banner
Bitnami