De acordo com o estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) e divulgada com exclusividade pela CNN, a receita proveniente do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos e Automotores) registrou um crescimento de 24% durante o ano de 2022. No total, foi arrecadado um montante expressivo de R$ 65,56 bilhões ao longo desse período.
Em termos médios, a coleta de IPVA por habitante no Brasil alcançou a quantia de R$ 322,86. É importante destacar que a maior arrecadação ocorreu no estado de São Paulo, enquanto a menor foi observada em Roraima.
O contingente de veículos nacionais, englobando carros, caminhonetes, motocicletas, ônibus e caminhões, atingiu a marca de 115.116.532 unidades.
Os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro se destacam por abrigar a maior concentração de frota automotiva.
Diferentemente de alguns impostos, o IPVA não possui uma destinação predefinida. Os recursos arrecadados podem ser empregados em diversos setores, como educação, saúde, saneamento, cultura, bem como no campo de trânsito e transportes.
Veja mais citações do IBPT na ultima semana:
Canal Invest News Congresso em Foco Diário do Comércio Money Times Gazeta do Povo Convergência Digital Tribuna da Bahia Portal Migalhas Contadores CNT Revista Oeste Portal Dinheiro Consciente