Bebidas alcoólicas, refrigerantes, adereços e fantasias são os itens mais tributados no estado de São Paulo, com alíquotas que podem chegar a 81,9%.

A alegria do carnaval também é do Leão. Alguns dos produtos mais consumidos pelos foliões nesse período recebem a maior mordida do fisco no estado de São Paulo.

Cachaça
– 81,9%

Caipirinha
– 76,7%

Chopp
– 62,2%

Máscaras plásticas
– 43,93%

Refrigerante em lata
– 46,5%

Para os legisladores, os produtos consumidos no carnaval fazem mal à saúde ou são supérfluos, justificando a alta tributação, afirma o presidente executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), João Eloi Olenike.

“Também devemos no atentar para a realidade de que no Brasil, a tributação é muito concentrada no consumo, o que acaba elevando os preços para o consumidor final e, muitas vezes, impede que este consuma mais e melhor”, complementa Olenike.

Pegar um avião para tentar fugir do Leão também não funciona. As passagens aéreas apresentaram aumento, passando de 9,25% em 2019 para 22,32% neste ano. O IBGE registrou uma queda de 15,22% nos preços das passagens em janeiro de 2024, após fechar 2023 com alta de 25,48%.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Os empresários e consumidores esperavam que a reforma tributária, aprovada no Congresso em dezembro de 2023, resolvesse essa e outras distorções nos impostos sobre os bens de consumo. Porém, a reforma ainda está sendo regulamentada e não há solução à vista. Assim, independente das vaias, o Leão deverá seguir desfilando neste carnaval.

Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-money/2024/02/carnaval-saiba-quais-itens-da-folia-pagam-mais-imposto/

Fonte: Carnaval: saiba quais itens da folia pagam mais imposto – Forbes

Veja mais citações do IBPT na ultima semana de 05.02 a 15.02 :

CNN Brasil Estado De Minas Diário Do Comércio Diário do Nordeste Revista Ceara ABC do ABC 18 Horas Repórter MT Jornal de Araraquara Clube Notícia Expresso MT Portal Hortolândia Portal Maripa Portal Migalhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

Posts Recentes

Siga-nos

No Youtube

Fique por dentro do IBPT

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades.




    yes

    Close Bitnami banner
    Bitnami