Brasil mantém liderança mundial na carga de impostos sobre consumo.

Senado aprova reforma tributária: Brasil mantém liderança mundial na carga de impostos sobre consumo, segundo matéria da Gazeta do Povo. A recente aprovação no Senado garante ao Brasil a maior carga de impostos sobre consumo do mundo, com uma alíquota padrão prevista para ser pelo menos 70% maior que a média global.

Para além da quantidade de isenções e de desonerações tributárias que já vigora no atual modelo, a liderança do país nesse ranking é resultado também da composição do sistema, no qual a taxação de bens e serviços pesa muito mais do que a arrecadação do Estado sobre renda e patrimônio.

O total de tributos recolhidos no Brasil em 2021 correspondeu a 33,5% do PIB, índice ligeiramente inferior ao da média dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que foi de 34,1%.

Os impostos brasileiros sobre consumo, no entanto, representaram quase metade do montante (15% do PIB), enquanto entre os membros da OCDE equivaleram a menos de um terço (10,6% do PIB). Nos Estados Unidos, a carga tributária sobre bens e serviços foi de 4,4% do PIB no mesmo ano. A brasileira, portanto, é mais que o triplo da norte-americana.

A tributação sobre renda, por sua vez, foi equivalente a 8% do PIB no Brasil e a 12,8% nos Estados Unidos. Entre os países do “clube dos ricos”, a média foi de 11,3%.

Para João Eloi Olenike, presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), uma reforma tributária mais abrangente, incluindo impostos sobre renda e patrimônio, poderia impulsionar o país ainda mais, alinhando-o às práticas dos países mais desenvolvidos. “É uma coisa simples: tributar de acordo com a efetiva capacidade contributiva do cidadão.”

Fonte: Gazeta do Povo

Veja mais citações do IBPT na ultima semana de 20.11 a 27.11 :

Contábeis Auto Esporte Rádio Marconi Agora Moto Money Times RCN Online Autoo Valor Econômico Altair Tavares Gazeta do Povo NHN Na Hora da Notícia Tudo Ok Folha de Alagoas


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

Posts Recentes

Siga-nos

No Youtube

Fique por dentro do IBPT

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades.




    yes

    Close Bitnami banner
    Bitnami