Carga tributária brasileira cresce em 2014 apesar da crise

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

No primeiro mandato da Presidente Dilma Rousseff, carga tributária cresceu 1,66 ponto percentual

Fonte: IBPT

A carga tributária sobre o Produto Interno Bruto – PIB continuou o seu ritmo de crescimento, chegando a 35,42% do PIB em 2014, o que resultou num aumento de 0,39 ponto percentual em relação a 2013, quando o índice foi de 35,04%. 

De acordo com o presidente do Conselho Superior de coordenador de estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral, a carga tributária se elevou em 1,66 ponto percentual no período dos quatro anos do primeiro mandato da Presidente Dilma Rousseff, contra 1,41 ponto percentual registrado nos oito anos de governo do Presidente Lula e 3,75 pontos percentuais dos oito anos da gestão do Presidente Fernando Henrique Cardoso.

“A maior variação registrada nos últimos quatro anos se deve ao crescimento dos tributos estaduais, cuja variação foi de 1,03 ponto percentual. Com relação aos tributos federais, o aumento registrado foi de 0,38 ponto percentual e os municipais 0,24 ponto percentual”, ressaltou o tributarista.

O estudo completo, disponível logo abaixo, traz ainda a série histórica, que demonstra a evolução da carga tributária brasileira registrada desde 1986 até 2014.

O presidente do presidente do Conselho Superior de coordenador de estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral está à disposição para comentar as informações. Para agendar uma entrevista, entre em contato com a De León Comunicações, nos telefones (11) 5017-4090//7604 ou e-mail paloma@deleon.com.br 

Clique aqui e faça o download do estudo na íntegra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

Posts Recentes

Siga-nos

No Youtube

Fique por dentro do IBPT

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades.




    yes

    Close Bitnami banner
    Bitnami