De acordo com a pesquisa, as vendas do varejo podem impulsionar o faturamento da Páscoa em 2% em comparação com o feriado de 2023.

Segundo a matéria publicada no portal Poder 360, houve aumento de 2% nas vendas do varejo, contribuindo para o faturamento da Páscoa em comparação com o feriado de 2023. Destaca-se que 39,61% do preço final dos ovos de Páscoa são destinados a impostos. Diante disso, os ovos caseiros emergem como uma alternativa viável para empreendedores interessados no setor.

Contudo, é relevante mencionar que a cadeia de produção está sujeita a tributos significativos. Por exemplo, a fabricação de um ovo de Páscoa simples, com ingredientes como chocolate, papel celofane e fitas para embalagem, incorre em impostos de 39,61%, 34,5% e 34%, respectivamente. João Eloi Olenike, presidente-executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, enfatizou que o sistema tributário brasileiro tem uma orientação excessivamente voltada para o consumo, o que prejudica as classes financeiramente menos favorecidas e dificulta o acesso a itens de alta demanda.

“Se a carga tributária sobre os produtos consumidos na Páscoa não fosse tão alta, o consumidor teria mais condições de adquirir produtos de melhor qualidade durante esta época do ano”, afirmou. Mesmo com a alta dos tributos nos ovos de Páscoa, o produto mais tributado nesta época é o vinho importado (59,73%). Neste caso, explicou o economista, mais da metade do valor do produto corresponde a impostos.%C2%A0O vinho nacional, porém, tem carga tributária de 44,73%.

Fonte: Páscoa pode aumentar em 2% faturamento do varejo, diz pesquisa (poder360.com.br)

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Revista Ana Maria Diário do Comércio Repórter MT Tributário



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