Dia das Crianças: Os eletrônicos, presentes favoritos, têm mais de 70% de impostos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

De acordo com o IBPT, o IPI e o Imposto sobre a Importação elevam a tributação desses presentes

Fonte: Assessoria de Comunicação do IBPT

Os brasileiros que pretendem atender ao anseio de seus filhos, sobrinhos e netos, no próximo dia 12 de outubro, Dia das Crianças, devem pesquisar com muito cuidado, porque os presentes favoritos da criançada vêm carregados de tributos, como é o caso dos consoles e cartuchos de videogames, com 72,18%, e os televisores, com 44,94% dos valores destinados aos cofres públicos. Outros eletrônicos também carregam o peso dos tributos, como o aparelho de MP3 ou Ipod, a câmera fotográfica e o tablet, que têm carga tributária de 49,45%, 44,75% e 39,12%, respectivamente. 

O levantamento foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT e reúne as principais opções de produtos comercializados nesta época do ano. De acordo com o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike, a alta carga tributária desses produtos se deve ao fato de passarem por processos de industrialização ou por conterem itens importados em sua fabricação. Por este motivo, há a incidência de tributos como o Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI e o Imposto sobre a Importação – II.

Além dos eletrônicos, outros presentes pesquisados pelo IBPT estão na mira do Leão: os tributos correspondem a 52,78% do valor final dos patins, a 46,49% da bola de futebol e a 45,93% do preço final da bicicleta. Outra opção para presentear nesta data, o livro apresenta carga tributária de 15,52%. “Apesar de possuir imunidade tributária em sua produção, tem a incidência de tributos sobre a folha de pagamento e sobre o lucro obtido com a sua venda”, explica João Eloi Olenike.

TRIBUTOS NA NOTA FISCAL: CONSUMIDOR MAIS CONSCIENTE

Neste Dia das Crianças, cerca de 1,4 milhão de estabelecimentos em todo o País já estão aptos a informar a carga tributária dos produtos ao inserir esta informação no documento fiscal entregue ao consumidor. Isso porque já efeturam o download do sistema desenvolvido pelo IBPT (disponível neste link), com apoio de uma centena de entidades da sociedade civil e produtiva do País, por meio do movimento De Olho no Imposto. 

“Gratuito, de fácil acesso e operação, o sistema possibilita às empresas se adaptarem à Lei nº 12.741/12 com o menor impacto possível ao seu negócio. Para o contribuinte, a prática representa um grande passo rumo à Transparência Tributária, pois conhecendo os tributos embutidos em tudo o que consome, o brasileiro têm condições de exigir a aplicação desses valores em saúde, segurança, educação e outros serviços públicos que garantam o desenvolvimento da sociedade”, afirma João Eloi Olenike. 

Outras opções de presentes para o Dia das Crianças têm elevada tributação, conforme segue: 

ProdutoCarga Tributária
Aparelho MP3 ou iPOD49,45%
Bicicleta45,93%
Binóculos51,71%
Bola de futebol46,49%
Boné35,06%
Brinquedos39,70%
Câmera fotográfica44,75%
Coelho de Pelúcia29,92%
Computador até R$ 3.000,0024,30%
DVD (cartucho)44,20%
i pad – TABLET39,12%
Ingressos (tickets)40,85%
Jogos Vídeo72,18%
Livros15,52%
Mochilas39,62%
Patins52,78%
Playstation (video game)72,18%
Revistas18,73%
Roupas34,67%
Sorvete de massa37,98%
Sorvete picolé37,98%
Teatro e cinema30,25%
Televisor44,94%

O presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike, está à disposição para entrevistas sobre o tema. Para agendar uma entrevista, entre em contato com a De León Comunicações, no telefone (11)5017-4090 ou envie um e-mail para paloma@deleon.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

Posts Recentes

Siga-nos

No Youtube

Fique por dentro do IBPT

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades.




    yes

    Close Bitnami banner
    Bitnami