Dia das mães: Presentes podem ter até 78% de tributos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Perfume importado lidera o ranking, com carga tributária de 78,43%, enquanto a versão nacional tem 69,13%

Fonte: Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT

Ao presentear as mães no próximo domingo, Dia das Mães, o consumidor brasileiro deve preparar o bolso, pois poderá destinar mais da metade do valor pago pelos produtos em tributos aos governos federal, estaduais e municipais. Na lista de presentes pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT, o campeão em tributação é o perfume importado, que possui 78,43% de tributos embutidos no preço final.

Caso o presente escolhido seja um perfume nacional, a carga tributária é um pouco menor, mas ainda elevada: corresponderá a 69,13% do preço pago pelo frasco. Nos itens de maquiagem, que fazem muito sucesso nesta época, os tributos equivalem a 69,04%, se o produto for importado, ou 51,04%, se for nacional.

Os eletroeletrônicos também apresentam uma alta incidência tributária, como no caso do aparelho de MP3 ou Ipod, com 49,45%; o tablet, com 39,12%; e o telefone celular, com 33,08% de encargos. De acordo com o presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike, a elevada tributação dos presentes preferidos das mães deve-se ao fato de serem considerados bens supérfluos pelo legislador. “No Brasil, a tributação é muito concentrada no consumo, o que  acaba eleva os preços dos presentes e, muitas vezes, impede que o contribuinte consuma mais e melhor”, explica.

Outras opções de presentes também têm uma elevada carga tributária, como é o caso da contratação de serviço de TV por assinatura (46,12%), ingressos para teatro ou cinema (30,25%) ou um pacote de viagem (29,56%). Mesmo se optarem por reunir toda a família para um almoço ou jantar no domingo, os contribuintes não estarão livres das garras do Leão, pois os tributos corresponderão a 32,31% do valor da conta, referentes ao serviço prestado pelo estabelecimento.

Conheça a carga tributária dos presentes pesquisados pelo IBPT:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

Posts Recentes

Siga-nos

No Youtube

Fique por dentro do IBPT

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades.




    yes

    Close Bitnami banner
    Bitnami