Entenda como funciona a política de preços da Petrobrás e o impacto nos valores dos combustíveis

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Desde outubro de 2016, a Petrobras adota a política de Preços de Paridade de Importação (PPI), que vincula o preço dos derivados de petróleo nas refinarias ao comportamento do preço do produto em dólares no mercado internacional.  

O pareamento ao preço internacional torna o custo dos derivados de petróleo mais volátil, o que resulta em reajustes mais frequentes. Por isso, circulam notícias semanalmente informando sobre alteração no preço dos combustíveis. E isso ocorre tanto negativamente quanto positivamente para o consumidor, dependendo da cotação do dólar e do comportamento do mercado internacional.  

Atualmente, os consumidores estão sentindo fortemente o impacto no bolso, tendo em vista, que o câmbio está em alta e oscilando sempre a mais. Em 2021, a gasolina foi reajustada 15 vezes e o diesel 12 vezes. Segundo o IBGE, em 2021, até o mês de outubro, a gasolina e o diesel acumularam alta de quase 40%. 

A refinaria estatal defende a política pelos resultados positivos trazidos por ela para a empresa que conseguiu superar a crise que sofreu nos últimos anos. Quando desalinhada ao mercado Internacional, a política de preços provocou um aumento no endividamento da Petrobras e teve como consequência menor atuação da empresa no mercado de exploração de petróleo. 

Para entender mais sobre tributação e economia, continue acompanhando nossas publicações pelo site. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

Posts Recentes

Siga-nos

No Youtube

Fique por dentro do IBPT

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades.




    yes

    Close Bitnami banner
    Bitnami