IBPT foi citado em 12 veículos de comunicação na última semana

Simplificando a complexidade tributária: o papel das tecnologias na gestão de impostos

complexidade tributária é uma realidade enfrentada por empresas e profissionais da área fiscal em todo país. As normas são frequentemente atualizadas, novas regras são introduzidas e a interpretação dessas normas pode variar de acordo com diferentes jurisdições.  

De acordo com um relatório recente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), a complexidade tributária aumentou em todo o mundo nos últimos anos. No Brasil, as empresas precisam lidar com uma média de 46 alterações tributárias por dia, o que representa um desafio significativo para garantir a conformidade e a precisão dos cálculos fiscais. Nesse contexto, as tecnologias têm desempenhado um papel fundamental ao auxiliar na compreensão e aplicação dessas normas, tornando o processo tributário mais eficiente e menos sujeito a erros. 

Fonte: IT Fórum

Café adoçado e liberdade individual

Como pode o Brasil deixar de ser o eterno país do futuro? Com uma política predominantemente populista, com intervencionismo estatal, grupos de privilégios e complexidade legislativa, não há chances de alcançar o êxito.

Um estudo publicado em outubro de 2022 constatou que, desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, foram editadas mais de 7,1 milhões de normas, o equivalente a uma média de 829 normas editadas por dia útil (IBPT, 2022). Em São Paulo, podemos encontrar uma lei que regulamenta a comercialização de café adoçado (Lei n.º 10.297/99). O panorama legislativo brasileiro não é reflexo da dinamicidade da sociedade ou da necessidade de melhorias, mas, sim, reflexo de prolixidade, regulamentação exorbitante e da insegurança jurídica que predominam no país.

Fonte: Boletim da Liberdade

Melhorias necessárias na reforma tributária

Acredito que é o caso da atual reforma tributária que deverá ser enviada ao Senado.

Apesar de ousada e complexa, creio ser válida a apresentação de emendas que possam corrigir alguns problemas, como por exemplo, tornar obrigatória a correção anual da tabela do IRPF, pelo IPCA, uma vez que inflação não é renda e na reforma não consta imposto inflacionário.

Outra sugestão importante de melhoria seria tornar obrigatória a correção anual das aposentadorias do regime geral de previdência pelo IPCA para evitar perdas anuais de renda do aposentado, especialmente daqueles cuja aposentadoria seja a única fonte de renda, uma vez que a inflação corrói anualmente renda do aposentado.

É preciso destacar que estes, que já tem forças reduzidas para fazer lobby, já comprometem parte significativa da sua renda com planos de saúde privados e medicamentos, tudo em decorrência dos péssimos serviços de saúde pública garantidos pelo governo.

De outro lado, controlar inflação é competência do poder público e sem corrigir anualmente salários, aposentadorias e tabelas do IRPF, e considerando que tributos estão indexados, o governo ganha muito e ganha duas vezes (pagando menos e recebendo mais), enquanto a população perde muito.

Fonte: O Debate

Veja mais citações do IBPT na ultima semana:

Podcast – Podminerar Assembleia Legislativa Boletim da Liberdade O Debate TV Cultura Nós Mulheres UOL – Congresso em Foco Só Sergipe CNN Brasil


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

Posts Recentes

Siga-nos

No Youtube

Fique por dentro do IBPT

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades.




    yes

    Enviar uma mensagem
    Posso ajudar?
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Close Bitnami banner
    Bitnami