Reforma tributária: é possível alcançar um sistema simples e progressivo?
A ausência da reforma tributária é um grande gargalo para o crescimento econômico do País. Além de dificultar a expansão da economia, o atual sistema tributário brasileiro prejudica a competitividade das empresas nacionais e compromete o rendimento dos trabalhadores.
Estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) mostra que os contribuintes brasileiros trabalharam até o dia 27 de maio deste ano apenas para pagar tributos. De acordo com o levantamento, a tributação sobre a renda, o patrimônio e o consumo representa 40,28% do rendimento médio do brasileiro. Equilibrar a taxação sobre consumo e renda é o grande desafio da reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional.
Relatório internacional mostra que competitividade econômica do Brasil vai ficando para trás
O Brasil perde posição quando o assunto é competitividade econômica. Em 12 anos, o País foi ultrapassado por 22 nações, sendo que, desde 2011, quando ocupou a 38ª posição entre os países mais competitivos do mundo, não parou de cair. De acordo com o relatório do Instituto Internacional para o Desenvolvimento Gerencial, uma instituição de educação executiva na Suíça, o mesmo ranking mundial de competitividade coloca o Brasil na rabeira, na 60ª posição em 2023.
No estudo feito com 64 países, o Brasil ficou à frente apenas da África do Sul, Mongólia, Argentina e Venezuela. No relatório, a pesquisa de opinião e a coleta de dados estatísticos relacionados ao Brasil são de responsabilidade da Fundação Dom Cabral (FDC). A metodologia do estudo aponta quatro pilares críticos para a competitividade de um país: o desempenho da economia; a eficiência do governo; a eficiência dos negócios e a infraestrutura.
Grupo Operacional da Reforma Tributária deve trabalhar até o fim de 2024
Estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) aponta que, desde a promulgação da Constituição Federal, em 1988, até o ano passado, foram editadas no Brasil mais de 7,129 milhões de normas. O número representa, em média, 575 normas editadas todos os dias ou 829 normas editadas por dia útil. E, desse montante, 466.561 são normas tributárias federais, estaduais e municipais.
Analisando os dados, chega-se à conclusão que a cada dia útil foram editadas 54 normas tributárias ou 2,26 a cada hora, em média, no país. A partir daí, imagine quanto custa para os setores produtivos e governamental se adequarem, cumprirem ou fiscalizarem todo esse processo tributário.
Veja mais citações do IBPT na ultima semana:
Jornal Jurid Monitor Mercantil Balcão Automotivo Jornal da USP Portal Dedução Gazeta do Povo RCN 67 Monitor Mercantil Judescis Um Brasil 61 Monitor Mercantil TJRJ Portal Fusne Estadão e Broadcast Gazeta do Povo Portal Terra O Tempo Folha de São Paulo SBT Brasil Canal Meio Mais Paraíba Edital Concursos Brasil Agenciaal Cabezanews G Dia OCP Jornal da Gazeta Tem Londrina FDR Revista Oeste FDR O Sul
O Povo UOL Rádio Itatiaia Diário do Nordeste O Sul UOL Acessa O Estado de Minas Folha de São Paulo
Portal Acessa Portal Dedução Diário do Nordeste Folha de São Paulo O Estado de Minas