IBPT foi citado em mais de 30 veículos de comunicação na última semana

Reforma tributária: é possível alcançar um sistema simples e progressivo?

A ausência da reforma tributária é um grande gargalo para o crescimento econômico do País. Além de dificultar a expansão da economia, o atual sistema tributário brasileiro prejudica a competitividade das empresas nacionais e compromete o rendimento dos trabalhadores.

Estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) mostra que os contribuintes brasileiros trabalharam até o dia 27 de maio deste ano apenas para pagar tributos. De acordo com o levantamento, a tributação sobre a renda, o patrimônio e o consumo representa 40,28% do rendimento médio do brasileiro. Equilibrar a taxação sobre consumo e renda é o grande desafio da reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional.

Fonte: Monitor Mercantil

Relatório internacional mostra que competitividade econômica do Brasil vai ficando para trás

O Brasil perde posição quando o assunto é competitividade econômica. Em 12 anos, o País foi ultrapassado por 22 nações, sendo que, desde 2011, quando ocupou a 38ª posição entre os países mais competitivos do mundo, não parou de cair. De acordo com o relatório do Instituto Internacional para o Desenvolvimento Gerencial, uma instituição de educação executiva na Suíça, o mesmo ranking mundial de competitividade coloca o Brasil na rabeira, na 60ª posição em 2023.

No estudo feito com 64 países, o Brasil ficou à frente apenas da África do Sul, Mongólia, Argentina e Venezuela. No relatório, a pesquisa de opinião e a coleta de dados estatísticos relacionados ao Brasil são de responsabilidade da Fundação Dom Cabral (FDC). A metodologia do estudo aponta quatro pilares críticos para a competitividade de um país: o desempenho da economia; a eficiência do governo; a eficiência dos negócios e a infraestrutura.

Fonte: Jornal da USP

Grupo Operacional da Reforma Tributária deve trabalhar até o fim de 2024

Estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) aponta que, desde a promulgação da Constituição Federal, em 1988, até o ano passado, foram editadas no Brasil mais de  7,129 milhões de normas. O número representa, em média, 575 normas editadas todos os dias ou 829 normas editadas por dia útil. E, desse montante, 466.561 são normas tributárias federais, estaduais e municipais.

Analisando os dados, chega-se à conclusão que a cada dia útil foram editadas 54 normas tributárias ou 2,26 a cada hora, em média, no país. A partir daí, imagine quanto custa para os setores produtivos e governamental se adequarem, cumprirem ou fiscalizarem todo esse processo tributário.

Fonte: RCN 67

Veja mais citações do IBPT na ultima semana:

Jornal Jurid Monitor Mercantil Balcão Automotivo Jornal da USP Portal Dedução Gazeta do Povo RCN 67 Monitor Mercantil Judescis Um Brasil 61 Monitor Mercantil TJRJ Portal Fusne Estadão e Broadcast Gazeta do Povo Portal Terra O Tempo Folha de São Paulo SBT Brasil Canal Meio Mais Paraíba Edital Concursos Brasil Agenciaal Cabezanews G Dia OCP Jornal da Gazeta Tem Londrina FDR Revista Oeste FDR O Sul
O Povo UOL Rádio Itatiaia Diário do Nordeste O Sul UOL Acessa O Estado de Minas Folha de São Paulo
Portal Acessa Portal Dedução Diário do Nordeste Folha de São Paulo O Estado de Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

Posts Recentes

Siga-nos

No Youtube

Fique por dentro do IBPT

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades.




    yes

    Enviar uma mensagem
    Posso ajudar?
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Close Bitnami banner
    Bitnami