No Dia das Mães, o leão continua feroz

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Escolher um presente para demonstrar o amor e a gratidão no Dia das Mães, comemorado em 11 de maio próximo, pode ser um grande desafio para os filhos, uma vez que os produtos mais procurados nesta época têm uma alta carga de tributos

Fonte: ASSCOM IBPT

Escolher um presente para demonstrar o amor e a gratidão no Dia das Mães, comemorado em 11 de maio próximo, pode ser um grande desafio para os filhos, uma vez que os produtos mais procurados nesta época têm uma alta carga de tributos, que fazem toda a diferença no preço final. De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT, se o presente for um perfume, o consumidor pagará 78,43% de imposto no produto importado e 69,13% no nacional. Se a ideia for reunir a família para um almoço ou jantar em restaurante, 32,31% do valor total da conta já tem como destino os cofres públicos. 

O levantamento do IBPT reúne diversos produtos que podem agradar às mães, mas possuem uma elevada incidência de tributos, como as jóias, com carga tributária de 50,44%; os óculos de sol, com 44,18%; a bolsa de couro, com 41,52%; e o aparelho celular, com 33,08% de impostos.

O presidente-executivo do IBPT João Eloi Olenike explica que a alta carga de tributos se deve ao fato dos itens serem considerados produtos supérfluos e por isso sofrerem maior incidência tributária. “É o caso do aparelho de MP3 ou Ipod, que tem uma carga tributária de 49,45%, quase metade do seu valor”.

Lei De Olho no Imposto: empresas têm até 8 de junho para se adaptar  

O presidente do IBPT ressalta que, a partir de junho de 2014, todas as empresas deverão informar, no documento fiscal entregue ao consumidor, a carga tributária aproximada incidente nos produtos e serviços que consome. “Apesar da Lei nº 12.741/12 estar em vigor desde o ano passado, as empresas que vendem a consumidor final e ainda não estiverem informando a carga tributária até 8 de junho estarão sujeitas a penalidades, sob a fiscalização dos Procons.  A Lei ‘De Olho no Imposto’ representa uma grande vitória aos contribuintes em termos de transparência tributária, permitindo que saibam que pagam imposto em tudo aquilo que consomem”, afirma Olenike. 

O IBPT é uma das entidades apoiadoras do movimento e desenvolveu um sistema gratuito, disponível no site www.ibpt.org.br para possibilitar às empresas a adaptação ao novo sistema de forma simples e ágil. 

Carga tributária dos presentes mais requisitados no Dia das Mães:

 

ProdutosCarga tributária
Almoço ou jantar em restaurante32,31%
Aparelho MP3 ou iPOD49,45%
Bolsa39,95%
Bolsa de Couro41,52%
Bota36,17%
Buquê de Flores17,71%
Calça (tecido)34,67%
Calça de couro39,80%
Calça Jeans38,53%
Câmera fotográfica44,75%
Casa popular48,30%
Computador acima de R$ 3.000,0033,62%
Computador até R$ 3.000,0024,30%
Cosméticos54,88%
Hospedagem em hotel29,56%
Ingressos (tickets)40,85%
Jóias50,44%
Maquiagem nacional 51,04%
Maquiagem Importada69,04%
Óculos de sol44,18%
Perfume importado78,43%
Perfume nacional69,13%
Telefone celular33,08%
Televisor44,94%

Fonte: Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

Posts Recentes

Siga-nos

No Youtube

Fique por dentro do IBPT

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades.




    yes

    Close Bitnami banner
    Bitnami