O complexo sistema tributário brasileiro.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação realiza estudos sobre o complexo sistema tributário brasileiro e suas respectivas edições há mais de 25 anos.

Independente do setor para qual sejam direcionados, nossos estudos têm suma importância para o cenário econômico a nível de complexidade e entendimento da carga tributária e seus fins sociais.

Um dos nossos últimos estudos foi sobre a “Quantidade de Normas Editadas no Brasil: 32 anos da Constituição Federal de 1988″, e quando vemos que ao total foram editadas cerca de 5,9 milhões de normas, fica a dúvida:

Sabendo que uma a cada cinco normas editadas é do âmbito tributário, nosso sistema não deveria ser mais efetivo?

Em outro momento, o IBPT realizou também um estudo sobre o retorno das taxas cobradas no país para a população, e o Brasil lidera o ranking de pior retorno há quase 10 anos.

Então se por um lado temos um país que edita vigorosamente suas leis, na teoria, a situação tanto para as empresas quanto para a população não deveria estar melhor?

Quantidade não é qualidade e aplicabilidade não é efetividade.

Em outras palavras, editar muitas normas ou leis sem pensar na situação real da sociedade não traz bons resultados a longo prazo.

Talvez o necessário seja reavaliar o Brasil de maneira socioeconômica e começar a editar as normas e tributos de acordo com a realidade, e não somente para preencher lacunas.

E o que passa despercebido é que quem sofre com isso não é somente a população, mas também as organizações e entidades.

Como é possível liderar para o futuro dependendo de um sistema complexo e às vezes ineficaz.

Em tempos como este, é necessário conhecer as ferramentas disponíveis no mercado e escolher as que mais se encaixam com a realidade do segmento em que você está situado.

Os estudos setoriais do IBPT ajudam entidades e organizações a analisarem o mercado de atuação, as possibilidades de negócio, possíveis clientes e segmentos.

Estamos aqui para lhe auxiliar a encontrar o caminho para o futuro.

Baixe o estudo completo do IBPT Sobre Índice de retorno de bem estar à sociedade.

O IBPT é sinônimo de qualidade e excelência na elaboração de estudos e pesquisas sobre temas tributários e de mercado e na prestação de serviços a entidades e empresas.

Um estudo setorial oferece inúmeros benefícios às organizações, como: Agilidade para realizar mudanças, identificação de gaps deixados pelos concorrentes, previsibilidade de crescimento, melhor entendimento do mercado e embasamento para tomada de decisão.

Se você tem interesse em saber mais sobre esses e outros serviços, ficaremos muito felizes em ajudá-lo! Entre em contato conosco:

Email: contato@ibpt.org.br   Telefone: 41 2117-7300

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

Posts Recentes

Siga-nos

No Youtube

Fique por dentro do IBPT

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades.




    yes
    Close Bitnami banner
    Bitnami