O Dia das Crianças será assombrado pelo fantasma dos tributos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Estudo do IBPT revela que os produtos mais consumidos podem chegar a 72% entre impostos e contribuições

Fonte: IBPT

O próximo dia 12 de outubro, está mais para dia das bruxas, devido à excessiva carga tributária embutida nos preços dos produtos – valor este que será revertido aos cofres federais, estaduais e municipais. A data que seria festiva, quanto mais se aproxima o dia das crianças, a preocupação dos brasileiros que pretendem presentear os filhos, sobrinhos e netos aumenta.

Isso, devido ao levantamento realizado pelo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT, que demonstra os itens com maior carga tributária, entre eles, estão os importados e eletrônicos, que são disparados os produtos mais procurados pela garotada. A carga tributária do videogame é de 72,18%; seguido pelo tênis importado de 58,59%; o tablet importado com 47,59%; e o telefone celular com 42,69% em tributos.

O estudo do IBPT mostra ainda a carga tributária de outros itens que fazem parte da lista de desejos da criançada: patins (52,78%); bicicleta (45,93%); e brinquedos (39,70%). O contribuinte está pagando tributos até mesmo ao optar por ir ao cinema. Neste caso, 30,25% do preço dos ingressos para uma sessão será destinado ao governo na forma de tributos.
Segundo o presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike, os pais e familiares devem preparar o bolso e pesquisar muito bem antes de escolher os presentes. Deve-se atentar sempre para os preços, isso porque, nesta data existem muitas opções, porém os itens favoritos pelas crianças são os que mais possuem tributos, como é o caso dos importados e os eletrônicos. É muito importante se ater à melhor qualidade com menor preço, porque os tributos incidirão de qualquer forma!

“Contudo, é muito importante que os contribuintes tenham consciência de que pagam tributos em todos os produtos e serviços que consomem, para que possam cobrar de seus governantes a melhor aplicação desses valores em benefício da sociedade”, alerta o presidente do IBPT.

 

 Produtos  Carga Tributária 
 Aparelho MP3 ou iPOD  49,45%    
Bicicleta   45,93%    
Binóculos   51,71%    
Bola de futebol  46,49%    
Boné   35,06%    
 Computador acima de R$ 3.000,00  33,62%    
 Computador menos de R$ 3.000,00  32,81%    
 Brinquedos   39,70%    
 Bijuterias   43,36%    
 Guitarra   39,06%    
 Livros   15,52%    
 Patins   52,78%    
Videogame   72,18%    
Roupas   34,67%    
Tablet Nacional  39,12%    
Tablet Importado  47,59%    
Teatro e cinema     30,25%    
Telefone celular  42,69%    
Televisor  44,94% 
Tênis Nacional  44,00%    
Tênis Importado  58,59%    

O presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike, está à disposição para entrevistas sobre o tema. Para mais informações, entre em contato com a De León Comunicações, nos telefones (11) 5017-7604 ou e-mail bruna@deleon.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

Posts Recentes

Siga-nos

No Youtube

Fique por dentro do IBPT

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades.




    yes

    Close Bitnami banner
    Bitnami