Pesquisa do IBPT revela que os produtos da páscoa podem ter mais de 50% de tributos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

“Se não houvesse excesso de tributação, brasileiros poderiam desfrutar de uma mesa mais farta na Semana Santa”, afirma o presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike

Fonte: ASSCOM IBPT

Quanto custaria fazer o almoço do domingo de Páscoa se não fossem os impostos? Sem dúvida, a confraternização sairia bem mais em conta. O bacalhau, por exemplo, um dos produtos mais tradicionais da mesa do brasileiro na Semana Santa, já não custa barato. Todavia a culpa não é somente do período, já que a carga tributária deste produto é de 43,78%. Para aqueles que gostam de apreciar o prato degustando vinho, um alerta: a bebida tem 54,73% de seu valor em impostos. Sobre o preço da tradicional colomba pascal, 38,68% é de tributos.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT, que divulga, em um estudo, a carga tributária de várias produtos relacionados com a Páscoa 2014. Quem é fã de reunir a família e almoçar no restaurante também não escapará da carga tributária, uma vez que pagará 32,31% de impostos. O chocolate em barra e os bombons também têm tributos elevados: 38,60% e 37,61%, respectivamente.

O presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike, afirma que a maioria dos brasileiros poderia desfrutar de mesas mais fartas se não houvesse o excesso de tributação. “Os produtos da Páscoa normalmente são superonerados de tributos. Com menos carga tributária, maior seria a demanda de emprego e renda em todos os setores”, relata Olenike.

Confira a lista de produtos da Páscoa com suas respectivas cargas tributárias: 

Produtos PáscoaCarga tributária
Almoço em restaurante32,31%
Bacalhau importado43,78%
Batata11,22%
Bombons37,61%
Cartão de Páscoa37,48%
Chocolate38,60%
Coelho de Pelúcia29,92%
Colomba pascoal Chocolate38,68%
Hospedagem em hotel29,56%
Ovo de Páscoa38,53%
Peixes34,48%
Refrigerante (lata)46,47%
Refrigerante garrafa44,55%
Vinho54,73

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

Posts Recentes

Siga-nos

No Youtube

Fique por dentro do IBPT

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades.




    yes

    Close Bitnami banner
    Bitnami