Por que os recursos arrecadados no Brasil não retornam à população?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

O Irbes (Índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade) é obtido a partir da somatória da carga tributária em relação ao PIB com o Índice de Desenvolvimento Humano, calculado pelo IBPT.

Para o cálculo leva-se em consideração os 30 países com a maior carga tributária e desde a primeira edição, realizada em 2011, o Brasil permanece na última colocação.

O que essa permanência diz sobre o Brasil?

Que há quase 10 anos os tributos pagos continuam sendo mal aplicados, e segundo o presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike, é preciso destilar o orçamento de maneira assertiva e eficaz.

“É essencial utilizar melhor os recursos arrecadados e aplicá-los em investimentos que possam trazer melhoria efetiva na qualidade de vida da população. O valor que o Brasil destina atualmente para investimentos que tragam crescimento no IDH é muito baixo. O orçamento do país é muito engessado e enquanto não houver mudanças significativas nessa questão da alocação dos recursos, tende a continuar sempre assim”, ressalta João Eloi Olenike.

Quando os investimentos são bem aplicados, a qualidade de vida da população brasileira aumenta significativamente, por mais que outros fatores interfiram nisso diretamente.

“É preciso observar a questão do custo Brasil. Muitos deixam de investir aqui porque os custos são muito altos, a tributação é alta, tem insegurança jurídica, portos que não são muito eficientes, estradas pedagiadas, isso quando são boas, pois em maioria são ruins. Tem também a questão da logística do transporte, que não é adequado ao tamanho do país e a burocracia. Tudo isso contribui para formar o chamado custo Brasil, sendo que a alta tributação é um dos maiores custos que nós temos em relação à chamada de investimentos externos”, explicou João Eloi.

No final das contas, o cenário não muda.O Brasil continua arrecadando muito e retornando pouco para a sua população, e o que isso significa?

Por não existir serviços de qualidade, o brasileiro é obrigado muitas vezes a pagar o tributo duas vezes.Paga sobre o consumo e ainda precisa buscar serviços em iniciativas privadas, o que representa, de forma indireta, pagamento de tributos.

Um relógio mecânico é conhecido pela funcionalidade e precisão, mas isso só acontece se todas as engrenagens estiverem funcionando em conjunto.

A corda é responsável por gerar a energia motriz.

As engrenagens transportam essa energia. 

E o escapamento ou a válvula do relógio é o que marca o tempo de maneira precisa.

De forma metafórica, o IBPT serve justamente como um relógio mecânico para as entidades representativas de setores da economia brasileira. Como assim?

Uma empresa precisa de de gestores competentes para planejar e dirigir o trabalho, de colaboradores que operam em conjunto para conquistar os objetivos da empresa e de uma entidade que ajuda a traçar as diretrizes e estratégias para funcionar de forma funcional e precisa.Além do mapeamento do market size e de sua respectiva importância para a economia brasileira

Nosso trabalho, por meio de uma Análise Setorial, é estudar de maneira imersiva o cenário externo, alimentando as equipes internas e embasando decisões estratégicas.

Assim é possível entender:

Qual o tamanho do mercado representativo pelo setor;

Qual o nível de empregabilidade do setor;

Qual a importância do setor dentro do PIB nacional;

Qual a carga tributária do setor;

Quais os tributos que mais impactam na riqueza gerada pelo setor.

Além de trazer benefícios como:

Tomada de medidas para defesa do crescimento do setor;

Levar proposta de ajustes na legislação tributária ao congresso e outros órgãos legislativos dos estados e municípios;

Entender impacto e importância de Reforma Tributária para o segmento econômico;

Crescimento do PIB setorial.

E muito mais!

Não acha que está na hora de tomar decisões para mudar o rumo do crescimento do seu setor da economia?

Baixe o estudo completo Gratuitamente

O IBPT é sinônimo de qualidade e excelência na elaboração de estudos e pesquisas sobre temas tributários e de mercado e na prestação de serviços a entidades e empresas. 🔎

Se você tem interesse em saber mais sobre esses e outros serviços, ficaremos muito felizes em ajudá-lo! Entre em contato conosco:

Email: contato@ibpt.org.br Telefone: 41 2117-7300

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

Posts Recentes

Siga-nos

No Youtube

Fique por dentro do IBPT

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades.




    yes
    Close Bitnami banner
    Bitnami