Perfumes importados são os mais tributados entre os pesquisados. Eletroeletrônicos também apresentam uma alta incidência tributária.
Fonte: G1
O Dia das Mães é generoso com o bolso – do governo. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), os presentes mais usuais para a data têm até 78% de tributos, entre federais, estaduais e municipais.
Na lista de presentes pesquisados, o perfume importado é o que tem a maior carga tributária, de 78,43%. Também pagam mais de 50% em impostos itens como maquiagem (69,04%), relógio (53,14%) e joias (50,44%).
Os eletroeletrônicos também apresentam uma alta incidência tributária, como no caso do aparelho de MP3 ou Ipod, com 49,45%; o tablet, com 39,12%; e o telefone celular, com 33,08% de encargos.
Segundo o presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike, a elevada tributação dos presentes preferidos das mães deve-se ao fato de serem considerados bens supérfluos. “No Brasil, a tributação é muito concentrada no consumo, o que acaba eleva os preços dos presentes e, muitas vezes, impede que o contribuinte consuma mais e melhor”, explica, em nota.