Sonegar tributos é como dar um tiro no próprio pé.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Já parou para pensar no motivo que faz organizações optarem por sonegar tributos e impostos?

Sonegação fiscal é o ato de omitir ou esconder, intencionalmente, tributos e impostos perante os órgãos responsáveis pelo controle fiscal do país, e esse crime acaba saindo mais caro para as organizações do que para o próprio governo brasileiro.

Com a digitalização e automação de processos, os órgãos responsáveis pelo controle fiscal do país estão cada vez mais atentos à movimentação e à declaração de valores das empresas, e quando falamos de organizações e entidades os olhos do governo ficam ainda mais abertos.

Com o crescimento da organização, também crescem os valores a serem recolhidos pelo governo, mas o que muitos empresários não sabem é que sonegar tributos é o mesmo que dar um tiro no próprio pé.

O Brasil com certeza não é o país com as alíquotas mais baixas, e também não é o melhor para empreender, porém, a sonegação sobre alguns tributos acaba encarecendo outros.

Como assim?

Quando os cofres públicos não atingem, ou não recolhem, o valor esperado, o governo é incentivado a tomar iniciativas para preencher as lacunas financeiras existentes, e isso pode causar o aumento de outros tributos, o que posteriormente também vai impactar diretamente nos produtos e serviços, e essa “bola de neve” não para por aí.

Com produtos e serviços mais caros, o dinheiro acaba tendo menos valor e isso impacta tanto no consumidor final quanto nos fornecedores e tem resquícios também em outros segmentos que, por exemplo, utilizam da mesma matéria prima para produzir.

Vale lembrar também que caso a organização seja enquadrada no crime de Sonegação Fiscal, ela pode se desestabilizar de tal maneira a ponto de deixar de operar e ter de fechar suas portas. As sanções previstas incluem multas pesadas que podem chegar a 10 vezes o valor dos tributos sonegados, o que pode levar a organização à falência.

Gostou do conteúdo?

No estudo “Autos de Infração & Sonegação Fiscal”, o IBPT traz informações valiosas para a sociedade, pois graças a ele, é possível ver não somente o valor sonegado, mas quais setores mais sonegaram, quais tributos foram mais sonegados, além de ter informações comparativas em relação aos outros anos em que esse estudo foi realizado.

Você pode fazer o download GRATUITAMENTE desse e de outros estudos realizados pelo IBPT, através do link:

ESTUDO AUTOS DE INFRAÇÃO E SONEGAÇÃO FISCAL

O IBPT é sinônimo de qualidade e excelência na elaboração de estudos e pesquisas sobre temas tributários e de mercado e na prestação de serviços a entidades e empresas.

Um estudo setorial oferece inúmeros benefícios às organizações, como: Agilidade para realizar mudanças, identificação de gaps deixados pelos concorrentes, previsibilidade de crescimento, melhor entendimento do mercado e embasamento para tomada de decisão.

Se você tem interesse em saber mais sobre esses e outros serviços, ficaremos muito felizes em ajudá-lo! Entre em contato conosco:

Email: contato@ibpt.org.br   Telefone: 41 2117-7300

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

Posts Recentes

Siga-nos

No Youtube

Fique por dentro do IBPT

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades.




    yes

    Fale pelo WhatsApp
    Close Bitnami banner
    Bitnami