Tributos podem chegam a quase metade do preço nos itens do material escolar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

De acordo com Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT, caneta, borracha e cola possuem elevada incidência de tributos

Fonte: ASSCOM IBPT

Os pais e responsáveis devem pesquisar muito bem antes de adquirir os produtos para a volta às aulas, uma vez que, parte do valor dos materiais escolares já têm destino certo: os cofres públicos. É o caso da caneta, que tem carga tributária de 47,49%, da agenda, apontador ou borracha, que tem em seu preço 43,19% de tributos, e o tubo de cola, com 42,71% do valor de venda revertido às esferas federal, estaduais e municipais. Ao comprar um caderno, o consumidor pagará 34,99%, ou seja, um terço do preço do produto para o pagamento dos tributos, conrome aponta o levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT.

De acordo com o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike, “os percentuais dos tributos incidentes sobre o material escolar poderiam ser mais baixos, uma vez que são produtos indispensáveis à educação de crianças e adolescentes”, afirma. Para Olenike, “os contribuintes devem fazer valer seu direito e exigir de seus governantes a melhor aplicação dos recursos arrecadados em educação de qualidade, assim como saúde, segurança e outros serviços essenciais a uma sociedade desenvolvida”.

Confira a carga tributária dos principais produtos da lista de materiais escolares:

PRODUTOSTRIBUTOS %
Agenda escolar43,19%
Apontador43,19%
Borracha escolar43,19%
Caderno Universitário34,99%
Caneta47,49%
Cola líquida branca (40 ou 90 grs)  42,71%
Estojos para lápis40,33%
Fichário39,38%
Folhas para Fichário37,77%
Lancheiras39,74%
Lápis34,99%
Livro escolar  15,52%
Papel carbono38,68%
Papel Pardo  34,99%
Papel Sulfite37,77%
Pastas em Geral  39,97%
Pastas Plásticas40,09%
Plástico 0,1539,89%
Régua44,65%
Tinta Guache  36,13%
Tinta Plástica  36,22%

Fonte: Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT

O presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike está à disposição para entrevistas sobre o tema. Para agendar entrevista, entre em contato com a De León Comunicações, nos telefones (11) 5017-4090//7604 ou envie um e-mail para paloma@deleon.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

Posts Recentes

Siga-nos

No Youtube

Fique por dentro do IBPT

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades.




    yes

    Close Bitnami banner
    Bitnami